Entenda como o nosso organismo reage às fragrâncias e aromas

Postado por: Lorena Valtuille
Categoria: Cheiro, Como escolher um perfume de ambiente?, Consultorios, Corporativo, Lojas, Marketing Olfativo, Olfato, Pet Shop

Você sabia que o uso das fragrâncias e aromas está altamente ligado à neurociência? O sentido do olfato possui uma conexão direta com o lado direito do cérebro, responsáveis pelas memórias e emoções. Tudo o que cheiramos e sentimos atinge o sistema límbico. Por isso, o marketing olfativo pode nos trazer lembranças e estimular as ações ligadas ao nosso sistema nervoso ou memória afetiva.

Mas afinal, o que isso tudo tem realmente haver com os nossos sentimentos e marketing olfativo? Bom, o bulbo olfativo trabalha para processar os aromas que sentimos durante toda a vida. Tendo isso em vista, a memória olfativa acaba sendo muito mais eficiente comparada aos outros sentidos. Cerca de 35% dos cheiros que sentimos desde de bebê permanecem em nossa memória.

Levando em conta todas essas informações, descobrimos que o aroma ou fragrância de um comércio e/ou ambiente é algo extremamente marcante em nossas vidas. Se o cheiro do seu ambiente é recorrente, existem grandes chances de ele se fixar na mente dos consumidores ou entes queridos. Basta sentir aquele mesmo cheiro em algum outro lugar para a lembrança vir imediatamente à sua cabeça. O olfato é sem dúvidas uma das maravilhas do corpo humano.

Ter este tipo de estratégia de marketing envolta nos planejamentos de fidelização e atração de clientes, é uma excelente sacada das empresas, pois trabalhar o fator memória é essencial para se destacar na mente do consumidor. Nutrir seus prospects e consumidores finais de boas lembranças de marca, é galgar um caminho de experiências positivas que irão fazer com que os defensores cheguem automaticamente para seguir um relacionamento duradouro entre cliente e empresa. Por isso, é muito importante entender os processos fisiológicos que fazem ligação direta às emoções do consumidor, conduzindo-o a um estímulo de ação que induz a determinados comportamentos.

Quer criar a sua identidade olfativa? Na Olfati, você encontra uma grande variedade de fragrâncias para a sua empresa. Continue lendo nossos blogs e descubra todos os diferenciais e tendências sobre estratégias de marketing que tem o poder de gerar experiências únicas e inesquecíveis. Siga-nos também nas redes sociais Facebook e Instagram.

Autor: Lorena Valtuille

Deixe um comentário

dezenove − cinco =